Notícias de saúde

Levantar-se mais vezes ao dia está associado à saúde cardiovascular em idosos

06 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Um novo estudo defende que existe uma maneira simples pela qual as mulheres mais velhas podem proteger a saúde do coração: simplesmente levante-se. Mulheres que começaram a se levantar da posição sentada com mais frequência durante o dia apresentaram uma melhora significativa na pressão arterial após três meses. Fazer essas pausas curtas pareceu melhorar a saúde do coração, mesmo que as mulheres não tenham aumentado seus níveis gerais de exercícios intensos.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego recrutaram mais de 400 mulheres na pós-menopausa com sobrepeso ou obesidade e as dividiram aleatoriamente em três grupos. A idade média das mulheres era de aproximadamente 68 anos. Um grupo foi instruído a reduzir o tempo que passavam sentados, outro a aumentar o número de vezes que se levantavam da posição sentada e um terceiro a agir como de costume. Os três grupos receberam sessões de orientação sobre envelhecimento saudável.

As mulheres acataram as orientações. Aquelas do grupo "sentar menos" acabaram reduzindo o tempo sentadas em 58 minutos por dia, e o grupo "ficar mais em pé" aumentou as transições de sentar para ficar em pé em 26 por dia, em comparação com o grupo de controle. Os resultados mostram que, após três meses, o grupo que alternou entre sentar e levantar apresentou uma diminuição na pressão arterial sistólica e diastólica: Pressão arterial sistólica: a quantidade de pressão nos vasos sanguíneos durante uma batida do coração que diminuiu em mais de 3mmHg. Pressão arterial diastólica: A pressão nos vasos sanguíneos entre as batidas do coração diminuiu em mais de 2mmHg.

Essas reduções não foram estatisticamente significativas, mas os pesquisadores argumentam que os resultados mostram que ficar em pé com mais frequência pode influenciar a pressão arterial. O grupo que passou menos tempo sentado não apresentou alterações significativas na pressão arterial. Nenhum dos grupos apresentou melhora nos níveis de açúcar no sangue.

Os pesquisadores planejam realizar um estudo de acompanhamento com duração maior, visto que melhorias significativas na saúde cardíaca podem levar mais de três meses para ocorrer. Para eles, adaptar intervenções do mundo real que sejam fáceis, realistas e alinhadas com nossos objetivos pessoais — como levantar-se da posição sentada 25 vezes a mais por dia, ou seja, duas vezes por hora ao longo de 12 horas — pode ser viável para muitas pessoas.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.124.073385.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários