Notícias de saúde
17 de julho de 2024 (Bibliomed). Além dos problemas de saúde que o consumo de carboidratos pode acarretar, um novo estudo realizado na Universidade de Montpellier, na França, sugere que o consumo exagerado de carboidratos refinados pode deixar a pessoa menos atraente.
Os pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 104 adultos franceses. Alguns participantes receberam um café da manhã com alto índice glicêmico – um com carboidratos refinados conhecidos por aumentar os níveis de açúcar no sangue – enquanto outros tomaram um café da manhã com baixo índice glicêmico. Os indivíduos também preencheram um questionário para avaliar seus hábitos alimentares típicos envolvendo carboidratos refinados.
Os pesquisadores solicitaram que voluntários heterossexuais avaliassem a atratividade facial dos participantes do sexo oposto ao observarem fotos tiradas duas horas após o café da manhã servido. Para limitar a heterogeneidade cultural, incluíram apenas participantes e voluntários com quatro avós de origem europeia.
A análise estatística revelou que a ingestão do café da manhã com alto índice glicêmico estava associada a menores classificações subsequentes de atratividade facial tanto para homens quanto para mulheres.
O consumo crônico de carboidratos refinados durante o café da manhã, lanches entre as refeições e lanches da tarde também foi associado a índices de atratividade mais baixos. No entanto, comer alimentos com alto teor energético nessas horas estava associado a índices de atratividade mais elevados.
Os pesquisadores observaram algumas diferenças entre os sexos. Especificamente para os lanches da tarde em homens, a ingestão elevada de energia foi associada a uma menor atratividade, enquanto a ingestão elevada de índice glicémico foi associada a uma maior atratividade.
Todos os resultados se mantiveram verdadeiros após a contabilização estatística de outras variáveis que poderiam desempenhar um papel na atratividade, como idade real, idade percebida, índice de massa corporal, hábitos de fumar e pilosidade facial.
Segundo os pesquisadores, seria necessária uma investigação adicional que incorporasse amostras maiores e mais diversas para aprofundar o conhecimento de como os hidratos de carbono refinados podem estar ligados à atratividade e a outras características sociais.
Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0298984.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também