Notícias de saúde

Dentistas permitem o abuso de doces no Halloween

28 de outubro de 2011 (Bibliomed). Apesar de ser uma celebração americana, o Halloween está se popularizando no Brasil. Por isso é importante que pais entendam alguns cuidados que devem acompanhar a data, como os cuidados com os dentes.

Uma característica tradicional do Halloween é a distribuição de doces. Para a surpresa dos pais (e alegria das crianças), dentistas dizem que do ponto de vista da saúde dos dentes, não há problema em deixar seus filhos abusarem de chocolates e balas no Dia das Bruxas.

Os médicos explicam que comer vários doces de uma vez é melhor para a higiene da boca do que comer esses alimentos aos poucos. Após comer um doce, a boca se enche de ácido (formado por bactérias se alimentando de açúcar e carboidratos), que a saliva neutraliza após aproximadamente uma hora.  Assim, a boca fica menos tempo exposta ao ácido e ao açúcar dos doces se a criança comê-los de uma vez. Se ela ingerir uma bala ou pedaço de chocolate a curtos intervalos de tempo, os dentes ficarão sujos por mais tempo, aumentando os riscos de desenvolvimento de cáries.

Outro fator importante é que é mais provável que as crianças escovem os dentes após comerem os doces de uma só vez, do que após comerem cada pedaço de doce de hora em hora.

É interessante que os pais tenham em mente que o abuso dos doces é permitido apenas para a saúde oral. Chocolates e balas são altamente calóricos e, de uma forma geral, desprovidos de nutrientes. As calorias consumidas através dos doces são calorias vazias, que oferecem poucos benefícios para o organismo. Portanto, antes de autorizar o consumo de doces em qualquer quantidade, pais devem avaliar o peso e a saúde dos seus filhos.

Fonte: Live Science 26 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários