Notícias de saúde

Aumento da aptidão cardiovascular pode reduzir o risco de câncer de próstata

09 de julho de 2024 (Bibliomed). Mesmo pequenos aumentos na aptidão cardiovascular de um homem podem reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de próstata, indica estudo realizado na Swedish School of Sport and Health Sciences GIH, na Suécia.

Um aumento anual na aptidão aeróbica de 3% ou mais está associado a um risco 35% menor de cancro da próstata. Para examinar isto, analisaram os registos de quase 58.000 homens mantidos numa base de dados nacional de perfis de saúde ocupacional.

Os homens incluídos no estudo realizaram pelo menos dois testes de cardio-condicionamento, medidos pedalando em uma bicicleta ergométrica. O banco de dados também incluiu informações sobre atividade física, estilo de vida e índice de massa corporal.

Os pesquisadores dividiram os homens em grupos de acordo com as suas tendências de fitness – aqueles cuja aptidão cardíaca melhorou 3% ou mais anualmente, caiu mais de 3% ou permaneceu estável durante o período do estudo.

Durante um período médio de acompanhamento de quase sete anos, cerca de 600 homens foram diagnosticados com câncer de próstata e quase 50 morreram da doença. No geral, os homens cujo condicionamento cardiovascular aumentava a cada ano tinham um risco 2% menor de câncer de próstata em comparação com aqueles cujo condicionamento físico não aumentava ou diminuía.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2023-107007.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários