Notícias de saúde

Colesterol alto ligado a recidiva do câncer de próstata

20 de outubro de 2014 (Bibliomed). Segundo um novo estudo, após a cirurgia de câncer da próstata, os níveis elevados de colesterol e triglicérides podem estar ligados a um maior risco de retorno do câncer. O estudo foi publicado em 10 de outubro de 2014 na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Em uma revisão de mais de 800 homens que tiveram sua próstata removida, aqueles com níveis mais elevados de gorduras no sangue tinham mais chances de o câncer voltar, em comparação com homens com níveis normais de colesterol e triglicérides.

Entre os 843 homens participantes no estudo, 325 tinham níveis de colesterol anormais, 263 apresentaram níveis de triglicérides anormais, e 293 tiveram uma recorrência de câncer de próstata, de acordo com o relatório.

Os homens que tinham níveis de triglicerídeos de 150 mg / dL ou superiores tinham uma possibilidade 35 por cento maior em relação ao risco do câncer voltar, em comparação com homens com níveis normais de triglicérides. Além disso, cada 10 mg / dL de aumento do colesterol acima de 200 mg / dL foi associado com um aumento de 9 por cento no risco para o retorno do câncer de próstata, disseram os pesquisadores.

A equipe pesquisadores também descobriu que o aumento da lipoproteína de alta densidade (HDL), o "bom colesterol”, beneficiou alguns homens. A cada 10 miligramas por decilitro (mg/ dL) de aumento em homens com HDL anormal, o risco de recorrência do câncer de próstata ciu 39 por cento.

Estes resultados sugerem que a normalização, ou mesmo a normalização parcial das  gorduras do sangue entre os homens com níveis elevados de colesterol e triglicérides podem reduzir o risco de recorrência do câncer de próstata. Os níveis de colesterol podem ser modificados pela dieta ou pelo uso de drogas chamadas estatinas.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, 10 outubro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários