Saúde e Nutrição
É na infância que formamos nosso paladar, e por isso é fundamental oferecer às crianças uma variedade de alimentos para que ela desenvolva e cresça com saúde.
Devemos oferecer à criança o máximo de alimentos naturais e minimamente processados, optando sempre por comidas caseiras. Claro que nem sempre é possível fugir dos industrializados, mas quando não tiver jeito, devemos optar por aqueles com pouco sal, gordura e açúcar.
Frutas variadas fornecem diferentes vitaminas e minerais, ajudando na oferta de nutrientes essenciais. Como cada fruta é fonte de um tipo diferente de nutrientes, devemos oferecer opções variadas. É importante oferecer as frutas in-natura, uma vez que os sucos não contêm a mesma quantidade de fibras, além de darem menos saciedade.
O mesmo vale para legumes e vegetais. Até um ano de idade, o ideal é ofertá-los cozidos, assados ou grelhados, e a partir dessa idade, pode-se ofertá-los crus. Uma boa opção para crianças maiores e que apresentam rejeição a certos vegetais é misturá-los a preparações como arroz, omelete, sucos e bolos.
Proteínas de origem animal podem ser oferecidas, como carnes vermelhas ou brancas, pois são fonte de vitamina B12, que auxilia na saúde neurológica, e proteínas de fácil absorção. Podem ser oferecidos ovos, carnes vermelhas e brancas, além de peixes, sempre preparados de forma correta, com pouco sal e gorduras. Famílias vegetarias e veganas devem apostar em vegetais ricos em proteínas, e suplementar a vitamina B12 com orientação de profissionais de saúde.
E claro, não podemos nunca esquecer de oferecer água para as crianças, pois a hidratação é fundamental para o bom desenvolvimento e manutenção da saúde.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também