Notícias de saúde

Adolescentes são susceptíveis ao uso de tabaco

03 de julho de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente lançou luz sobre um desafio persistente na saúde pública global: a susceptibilidade ao tabagismo entre os adolescentes. A susceptibilidade, definida como a falta de uma decisão firme contra o tabagismo, é um forte indicador da experimentação com o cigarro durante a adolescência.

A pesquisa, que analisou dados de 129 países, revelou que 19,6% dos adolescentes não fumantes são suscetíveis ao tabagismo. Um padrão interessante surgiu: uma relação em forma de "U" entre a susceptibilidade e o nível econômico do país, sugerindo variações conforme o contexto socioeconômico.

Enquanto a maioria dos países não apresentou mudanças significativas na susceptibilidade ao longo do tempo, aqueles com uma tendência ascendente eram predominantemente de alta renda e de renda média alta na região das Américas.

A nível regional, houve uma diminuição significativa na susceptibilidade na Europa, enquanto na região das Américas houve um aumento alarmante.

Os pesquisadores alertam que a susceptibilidade ao tabagismo entre adolescentes continua sendo um desafio sério para a saúde pública em todo o mundo. Eles destacam a necessidade urgente de políticas de saúde pública mais robustas para combater essa tendência, especialmente em regiões e países onde a susceptibilidade está em alta, como as Américas e os países de alta renda.

Este estudo oferece um alerta importante para autoridades de saúde e formuladores de políticas, instando-os a intensificar os esforços para reduzir a susceptibilidade ao tabagismo entre os jovens e evitar futuros aumentos prejudiciais.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2023-062360.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários