Notícias de saúde

Conteúdo sobre tabaco nas mídias sociais aumenta seu uso?

18 de outubro de 2022 (Bibliomed). A exposição a conteúdo relacionado ao tabaco nas mídias sociais pode promover atitudes positivas em relação a produtos e marcas de tabaco, além de influenciar a probabilidade de iniciar ou continuar o uso de tabaco, especialmente entre adolescentes e adultos jovens.

Um recente estudo buscou realizar a primeira revisão sistemática e meta-análise, até onde se sabe, de estudos que examinaram a associação entre exposição ao conteúdo de tabaco nas mídias sociais e uso de tabaco na vida, uso de tabaco nos últimos 30 dias e suscetibilidade ao uso de tabaco entre nunca usuários.

Uma revisão sistemática e meta-análise de 29 estudos mostrou que os participantes que foram expostos aos conteúdos de tabaco nas mídias sociais, em comparação com aqueles que não foram expostos, tiveram maiores chances de relatar uso de tabaco na vida, uso de tabaco nos últimos 30 dias e suscetibilidade a usam tabaco entre nunca usuários.

Os resultados sugerem que uma estratégia abrangente para reduzir a quantidade de conteúdo de tabaco nas mídias sociais deve ser desenvolvida por reguladores federais; tais ações podem ter efeitos posteriores na exposição de adolescentes e adultos jovens ao conteúdo de protobaco e, finalmente, nos comportamentos de uso do tabaco.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.2223.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários