Notícias de saúde

Mídias sociais podem incentivar uso de tabaco por adolescentes

17 de agosto de 2022 (Bibliomed). A exposição a conteúdo relacionado ao tabaco nas mídias sociais pode favorecer atitudes em relação a produtos e marcas de tabaco e influenciar a probabilidade de iniciar ou continuar o uso de tabaco, especialmente entre adolescentes e adultos jovens.

Um novo estudo publicado em JAMA Pediatrics realizou a primeira revisão sistemática e metanálise sobre estudos que examinaram a associação entre exposição ao conteúdo de tabaco nas mídias sociais e uso de tabaco na vida, uso de tabaco nos últimos 30 dias e suscetibilidade ao uso de tabaco entre queles que nunca foram usuários previamente.

Uma revisão sistemática e metanálise de 29 estudos mostrou que os participantes que foram expostos ao conteúdo de tabaco nas mídias sociais, em comparação com aqueles que não foram expostos, tiveram maiores chances de relatar uso de tabaco na vida, uso de tabaco nos últimos 30 dias e suscetibilidade a usam tabaco entre nunca usuários.

Assim, os resultados sugerem que uma estratégia abrangente para reduzir a quantidade de conteúdo de tabaco nas mídias sociais deveria ser desenvolvida por reguladores federais; tais ações podem ter efeitos a jusante na exposição de adolescentes e adultos jovens ao conteúdo de pro- tabaco e, finalmente, nos comportamentos de uso do tabaco.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.2223.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários