Notícias de saúde
28 de junho de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores trouxeram uma descoberta potencialmente revolucionária ao revelar uma nova compreensão das infecções virais que afetam o coração.
Tradicionalmente, o foco estava na inflamação cardíaca conhecida como miocardite, muitas vezes desencadeada pela resposta imunológica do corpo a uma infecção viral. No entanto, um novo estudo publicado na revista Circulation Research, lança uma nova luz sobre essa noção, revelando que o próprio vírus cria condições potencialmente perigosas no coração antes que a inflamação se instale.
A descoberta sugere direções completamente novas para diagnosticar e tratar infecções virais que afetam o coração. Dada a alta incidência de miocardite relacionada a vírus que leva à morte súbita cardíaca, a visão é crucial. Até 42% das mortes cardíacas súbitas em adultos jovens são atribuídas à miocardite, e desses casos a infecção viral é a principal causa.
Para fazer essa descoberta, os pesquisadores se concentraram no adenovírus, um agente culpado comum em infecções cardíacas e miocardite, usando o adenovírus do tipo 3 de camundongo para replicar o processo de infecção humana.
Eles descobriram que no início da infecção, o vírus altera componentes críticos do sistema de funcional e elétrico do coração.
Como resultado, mesmo antes dos sintomas aparecerem, a infecção por adenovírus cria condições que perturbam as junções de comunicação e canais iônicos do coração. A partir de agora, ao mirar no tratamento das alterações cardíacas específicas induzidas por infecções virais no nível molecular, os pesquisadores visam reduzir o risco de problemas cardíacos em pessoas portadoras de doenças virais.
Fonte: Circulation Research. DOI: 10.1161/CIRCRESAHA.122.322437.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também