Notícias de saúde

Medicamento oral para tratamento de pacientes com COVID-19 leve

03 de maio de 2022 (Bibliomed). O tratamento precoce da infecção leve por SARS-CoV-2 pode diminuir o risco de deterioração clínica na doença COVID-19. Estudo recente teve como objetivo determinar se o mesilato de camostat oral reduziria a carga viral do SARS-CoV-2 no trato respiratório superior em pacientes ambulatoriais recém-diagnosticados com COVID-19 leve e levaria à melhora dos sintomas de COVID-19.

De junho de 2020 a abril de 2021, realizou-se um estudo de fase 2 randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Dos 568 participantes adultos em potencial positivos para COVID-19 diagnosticados dentro de 3 dias após a entrada no estudo e avaliados quanto à elegibilidade, 70 foram randomizados e 498 foram excluídos (198 não atenderam aos critérios de elegibilidade, 37 não estavam interessados, 265 foram excluídos por motivos desconhecidos ou outros). Os critérios de inclusão primários foram um resultado positivo de amplificação de ácido nucleico SARS-CoV-2 em adultos dentro de 3 dias após a triagem, independentemente dos sintomas de COVID-19. O tratamento de intervenção foi de 7 dias de mesilato de camostat oral, 200 mg VO quatro vezes ao dia, ou placebo.

O resultado primário foi a redução da carga viral log10 de 4 dias em swab nasofaríngeo em 0,5 log10 em comparação com placebo. O principal resultado secundário pré-especificado foi a redução nos escores de sintomas medidos por um instrumento quantitativo da escala Likert, Flu-PRO-Plus modificado para medir as mudanças no olfato/sabor medidos com o FLU-PRO-Plus.

Nos resultados, os participantes que receberam camostat tiveram pontuações quantitativas de sintomas mais baixas estatisticamente significativas (FLU-Pro-Plus) no dia 6, resolução geral acelerada dos sintomas e notavelmente melhor sabor / cheiro e fadiga no início da intervenção no grupo mesilato de camostat em comparação com o placebo. A análise de intenção de tratar demonstrou que o mesilato de camostat não foi associado a uma redução na carga viral log10 NP de 4 dias em comparação com o placebo.

Assim, neste estudo, o grupo camostat teve resolução mais rápida dos sintomas de COVID-19 e melhora da perda de paladar e olfato. Camostat comparado ao placebo não foi associado à redução da carga viral nasofaríngea SARS-COV-2. Ensaios clínicos adicionais são necessários para validar o papel do mesilato de camostat na infecção por SARS-CoV-2 no tratamento de COVID-19 leve.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2022.01.28.22270035.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários