Notícias de saúde

Computador Pode Detectar Infecções Graves em Bebês

11 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Os bebês prematuros estão sob risco de diversas complicações médicas, incluindo infecções potencialmente fatais. Agora, um novo sistema de monitoração computadorizada pode detectar infecções mais de 24 horas antes de serem identificadas por médicos, afirma um novo estudo.

De acordo com a pesquisa publicada na edição de janeiro de Pediatrics, o sistema de monitoração detectou pequenas alterações nas frequências cardíacas de bebês com sépsis, uma causa importante de morte em recém-nascidos, antes de médicos identificarem a infecção.

A sépsis é uma condição resultante da presença de organismos causadores de doenças ou seus produtos no sangue ou outros tecidos.

A monitoração computadorizada dos "recém-nascidos sob risco de sépsis e doenças semelhantes à sépsis pode levar a diagnósticos mais precoces e terapias mais eficazes", explicaram M. Pamela Griffin e J. Randal Moorman, da Universidade de Virgína, em Charlotteville.

O estudo incluiu três grupos de recém-nascidos prematuros sob risco de sépsis. Um grupo incluía 40 bebês que foram diagnosticados com sépsis, outro grupo incluía 23 bebês que ficaram doentes mais não tinham sépsis e um terceiro grupo incluía 26 bebês prematuros que não ficaram doentes.

As leituras computadorizadas demonstraram que os recém-nascidos que desenvolveram sépsis e outras infecções apresentavam alterações mais anormais da frequência cardíaca mais de 24 horas antes da manifestação dos sintomas. Esses bebês também tinham peso menor e eram mais prematuros do que os que não estavam doentes.

"Estratégias de supervisão bem-sucedidas levando a um diagnósticos mais precoce da sépsis são urgentemente necessárias para recém-nascidos de peso muito baixo ao nascer", concluíram os pesquisadores.

Griffin e Moorman acreditam que a monitoração cardíaca computadorizada "deve ser desenvolvida como um suplemento útil à observação e prática clínica convencional.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários