Notícias de saúde

Caminhar na natureza melhora a função cerebral

10 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que passear na natureza melhora desempenho em testes de função cerebral. Os dados do EEG mostraram que uma caminhada pela natureza iluminou regiões do cérebro relacionadas ao controle executivo, que influencia a memória de trabalho, a tomada de decisões, a resolução de problemas e o planejamento de uma pessoa.

Para ver como uma caminhada pela natureza pode afetar o cérebro, os pesquisadores recrutaram 92 participantes e registraram leituras de EEG em cada um deles imediatamente antes e depois de uma caminhada de 40 minutos.

Metade dos participantes caminhou pelo Red Butte Garden, um arboreto a leste da Universidade de Utah, e a outra metade caminhou pelo campus médico e pelos estacionamentos da universidade. Ambas as rotas cobriram três quilômetros, com ganhos de elevação semelhantes.

Antes da caminhada, todos os participantes realizaram um exercício cerebral mentalmente exaustivo, seguido de uma tarefa de teste de atenção.

Os participantes realizaram o teste de atenção novamente após a caminhada, para ver o quão restaurador o passeio foi para suas mentes. Tanto o teste de atenção quanto as leituras de EEG mostraram que uma caminhada pela natureza melhorou melhor o controle executivo dos participantes do que uma caminhada urbana.

Os participantes que caminharam na natureza mostraram uma melhoria na atenção executiva nessa tarefa, enquanto os caminhantes urbanos não. Os pesquisadores não sabem se é algo único no ambiente em que se está andando. Agora, os pesquisadores estão avaliando como o uso do celular afeta os benefícios de uma caminhada no jardim.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-52205-1.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários