Notícias de saúde
02 de setembro de 2022 (Bibliomed). Tratamentos baseados em animais, particularmente tratamentos assistidos por equinos, são cada vez mais usados para melhorar as funções motoras de crianças afetadas pela paralisia cerebral. Os estudos realizados até o momento avaliando a eficácia comparativa não foram capazes de fornecer evidências conclusivas. Seria desejável uma visão mais abrangente dos efeitos gerais e das diferenças entre as diferentes modalidades de tratamento.
Pesquisadores compararam a eficácia de vários tratamentos assistidos por equinos nas capacidades motoras e na qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral. Foram realiuzadas pesquisas sistemáticas no PubMed, Embase, Web of Science e no Cochrane Central Register of Controlled Trials.
Nos resultados, foram identificadas fortes evidências de um efeito positivo de terapias assistidas por equinos, particularmente equoterapia, na função motora grosseira global e capacidades motoras durante a caminhada em crianças com paralisia cerebral. Nenhuma evidência de melhora na qualidade de vida pôde ser demonstrada na avaliação global, nem em nenhum subescore.
O estudo, publicado em Pediatrics, concluiu que a terapia assistida por equinos, particularmente a equoterapia, pode ser uma ferramenta terapêutica para crianças que estão aprendendo a andar.
Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-055229.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também