Notícias de saúde

Quais os efeitos da natureza na saúde física e mental?

07 de julho de 2022 (Bibliomed). O objetivo de um recente estudo publicado na revista na BMC Psychology foi desenvolver e avaliar a confiabilidade e validade das medidas de autoeficácia e intenções para o tempo gasto na natureza (TGN).

Um corpo de evidências mostrou que o tempo gasto na natureza, ou TSN, está associado à saúde física e mental, mas a maioria dos adultos americanos passa muito pouco tempo em espaços verdes ou naturais. Dois fortes preditores de comportamentos de saúde são a autoeficácia e as intenções. No entanto, escalas para medir esses fatores ainda não foram desenvolvidas e são necessárias para criar intervenções eficazes e baseadas em evidências para aumentar o TSN.

Os pesquisadores usaram um procedimento de nove fases para construir, refinar e testar as escalas. A primeira fase identificou a autoeficácia e as intenções como os fatores que seriam medidos pelas escalas. A "autoeficácia" foi definida como "a confiança de uma pessoa em sua capacidade de agir e persistir nessa ação, apesar dos obstáculos ou desafios relacionados ao passar tempo na natureza". Em seguida, "intenções" foram definidas como "planejar se envolver em certos comportamentos relacionados à natureza nos próximos três meses". A primeira fase também envolveu a geração inicial de itens a serem incluídos em uma pesquisa para medir esses fatores.

A pesquisa foi realizada em uma amostra nacional de mais de 2.000 adultos. Os entrevistados foram questionados sobre o quão confiantes eles estavam de que "poderiam passar pelo menos duas horas por semana em espaços verdes ou naturais" sob condições como clima, estresse, acessibilidade, agendamento ou custos. Eles também foram questionados se pretendiam participar de atividades relacionadas à natureza, como atividades ao ar livre, caminhadas ou visitas a parques nos próximos três meses.

Passar mais tempo na natureza foi correlacionado tanto com a autoeficácia quanto com as intenções, sugerindo que futuras intervenções para melhorar o TSN devem ter uma confiança crescente para passar o tempo na natureza como objetivo. Ambos os fatores se correlacionaram negativamente com a idade, indicando diminuição da confiança que pode estar relacionada à mobilidade ou preocupações de segurança que aumentam à medida que os adultos envelhecem. Os entrevistados do sexo masculino apresentaram maior autoeficácia do que os entrevistados do sexo feminino, achado que concorda com outras pesquisas que mostram que as mulheres são menos propensas a participar de atividades recreativas na natureza, apesar de mostrarem preferência por fazê-lo.

Fonte: BMC Psychology. DOI: 10.1186/s40359-022-00764-1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários