Notícias de saúde

Realidade virtual imersiva é útil para aliviar a dor de pacientes com câncer

09 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Com a redução dos custos das tecnologias de realidade virtual, cresceu o interesse em seu uso para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, não estava claro o quão eficazes essas tecnologias poderiam ser em ajudar as pessoas a lidar com o tratamento médico e o impacto psicológico de condições de longo prazo.

A realidade virtual imersiva, uma tecnologia digital que permite às pessoas experimentarem estar fisicamente presentes em um mundo não físico, parece aliviar a dor e o sofrimento de pacientes com câncer, de acordo com uma análise de dados agrupados de evidências disponíveis publicadas no BMJ Supportive & Palliative Care. Além disso, a tecnologia também pode ter potencial para auxiliar pessoas com outras condições de longo prazo, como esclerose múltipla (EM), doença renal e demência.

Para explorar essa questão, os pesquisadores analisaram bancos de dados de pesquisa em busca de estudos que investigassem o uso e a eficácia da realidade virtual imersiva para auxiliar o ajuste psicológico a condições de longo prazo em adultos. Eles encontraram 31 estudos relevantes publicados entre 1993 e 2023, que usaram a tecnologia em pacientes com câncer, demência, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, doença renal, doença inflamatória intestinal e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Os resultados indicaram que os pacientes estavam satisfeitos em usar a realidade virtual imersiva e que ela ajudou aqueles com câncer, demência, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla e doença renal a lidar melhor com os tratamentos médicos necessários e o impacto emocional de suas condições.

Embora o estudo tenha mostrado resultados promissores, os pesquisadores destacam a necessidade de mais pesquisas para entender como a tecnologia funciona, qual tipo é mais eficaz e sob quais circunstâncias, bem como quais podem ser os efeitos a longo prazo. No entanto, eles concluem que as intervenções de realidade virtual são tratamentos aceitáveis com potencial para melhorar as consequências físicas e psicológicas de doenças físicas, especialmente entre pessoas com câncer.

Fonte: BMJ Supportive & Palliative Care. DOI: 10.1136/spcare-2023-004502.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários