Notícias de saúde

'Viagem' Virtual Alivia Ansiedade de Mulher em Fertilização

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma "viagem" de realidade virtual pode aliviar o desconforto e a ansiedade em mulheres durante procedimentos de fertilização "in vitro"(IVF), descobriram pesquisadores da Universidade de Yale.

Entre 93 mulheres inférteis que usaram dispositivos de realidade virtual colocados na cabeça durante tratamento de IVF, mais de 80 por cento disseram que sua ansiedade foi suavizada pelas paisagens e sons tranquilizadores de realidade virtual.

Cerca de 40 por cento afirmaram que o dispositivo as distraiu do procedimento.

A IVF envolve a coleta de óvulos do útero de uma mulher, a fertilização do mesmo por esperma em laboratório e a implantação dos embriões resultantes de volta ao útero.

O procedimento é realizado sob anestesia loco-regional e pode causar dor e ansiedade.

Steven F. Palter e sua equipe estabeleceram a hipótese de que o uso de realidade virtual para distrair mulheres poderia aliviar seu desconforto.

Palter apresentou as descobertas durante um encontro da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, em San Diego, na semana passada.

"Queríamos tentar fazer com que (a paciente) saísse, mentalmente, da sala de cirurgia", disse Palter à Reuters Health.

Palter destacou que médicos escandinavos utilizaram a acupuntura com o mesmo objetivo, com algum sucesso.

O pesquisador acrescentou, no entanto, que muitas mulheres podem não querer se submeter à acupuntura.

Palter e sua equipe optaram por um método menos intimidante. Através dos dispositivos de realidade virtual, as pacientes viam cenas do mar e da praia enquanto ouviam música clássica.

De acordo com Palter, todas as mulheres ficaram satisfeitas com suas viagens virtuais e algumas que foram submetidas a outro tratamento de IVF pediram para usar o dispositivo novamente.

A realidade virtual pode ser útil durante qualquer cirurgia em que o paciente está acordado, disse Palter.

Atualmente, Palter, sua equipe e outros pesquisadores estão analisando se a realidade virtual ajuda homens que se submetem a vasectomia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários