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Estudos comprovam: idosos são capazes de dominar novas ferramentas e tecnologias

21 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os idosos podem realmente aprender a usar novas tecnologias e se adaptar no aprendizado de novas ferramentas? A resposta, de acordo com pesquisadores, é sim. Dois estudos, publicados recentemente na revista Experimental Brain Research em junho de 2023, apontam para descobertas que indicam que indivíduos idosos são tão capazes quanto seus colegas mais jovens de dominar novas ferramentas e tecnologias.

A percepção de que perdemos a capacidade de aprender novas habilidades e sermos eficientes com o envelhecimento é amplamente difundida. Em muitos casos, as pessoas mais velhas sentem-se excluídas das gerações mais jovens e tornam-se fortemente dependentes de outras pessoas no seu dia-a-dia, embora isso não seja necessariamente o caso.

Os cientistas usaram realidade aumentada e virtual em suas pesquisas. Os participantes do teste, incluindo um grupo de 41 pessoas com idades entre 60 e 84 anos e um grupo de jovens de 18 a 35 anos, tiveram que envolver um objeto virtual com uma pinça virtual enquanto usavam óculos de realidade virtual. Os participantes mais velhos precisaram de um pouco mais de tempo e treinamento, às vezes, mas no final dominaram o uso da ferramenta tão bem quanto os mais jovens. A idade não tem efeito negativo no aprendizado de como usar essas ferramentas. O cérebro ainda é capaz de se adaptar e aprender até tarefas difíceis, disseram os pesquisadores.

No entanto, ambos os estudos também revelaram diferenças notáveis: enquanto os participantes mais jovens perceberam as ferramentas virtuais, como uma pinça, como parte de seu corpo ao segurar um objeto e experimentaram o controle sobre a ferramenta no mundo da realidade virtual, os mais velhos a perceberam de maneira diferente como uma ferramenta externa que estende a mão para alcançar e agarrar o objeto. Uma combinação de feedback visual e tátil melhorou os efeitos do treinamento em ambas as faixas etárias, o que sugere como confiar na combinação de diferentes informações sensoriais e táteis pode ajudar a melhorar o aprendizado.

Fonte: Experimental Brain Research. DOI: 10.1007/s00221-023-06645-2; Experimental Brain Research. DOI: 10.1007/s00221-023-06644-3.

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