Notícias de saúde

Cores podem afetar o comportamento das pessoas

25 de abril de 2022 (Bibliomed). A cor afeta as pessoas de maneira diferente na realidade virtual do que no mundo real, de acordo com um novo estudo. Segundo os autores, as diferenças podem ser usadas por designers de realidade virtual para tornar a experiência mais imersiva.

A pesquisa explorou a influência da cor no desempenho cognitivo e habilidades intelectuais (ou seja, habilidades de pensamento lógico e lateral e atenção das pessoas aos detalhes) em um ambiente de laboratório convencional e um ambiente de realidade virtual (RV) aproximadamente idêntico. Experimentos comparativos usando métodos psicológicos foram realizados em ambas as configurações para explorar o impacto da experiência de cor imersiva.

Estudos anteriores sugerem que o ambiente de RV melhora as experiências do usuário, com resultados evidenciando que uma abordagem ponderada do design de cores pode desencadear um impacto positivo no engajamento do usuário.

Os experimentos envolveram mais de 70 pessoas. Elas foram solicitadas a realizar tarefas cognitivas, que medem coisas como memória, raciocínio e tomada de decisão, na vida real e em um cenário de realidade virtual. Os autores da pesquisa mediram como elas realizavam as tarefas quando confrontados com fundos de cores diferentes.

Verificou-se que algumas cores afetam as pessoas de maneira muito diferente em ambientes de realidade virtual. No mundo real, o vermelho torna as pessoas mais impulsivas. Mas na realidade virtual, a cor laranja dá o mais alto estado de impulsividade. Verde tem os efeitos mais positivos nas habilidades de pensamento lógico e lateral das pessoas, e sua atenção aos detalhes no mundo real e em VR.

Experiências de RV mais bem projetadas significarão melhor envolvimento do cliente e do usuário. A cor pode desencadear um envolvimento positivo e melhorar o desempenho cognitivo, para que os designers possam usar essas informações para desencadear comportamentos de compra ou concentração profunda. Isso prova que uma experiência de cores imersiva é uma ferramenta essencial que precisa ser totalmente considerado na criação de aplicativos de RV.

Fonte: Brain Sciences. DOI: 10.3390/brainsci12010031.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários