Notícias de saúde

O narcisismo e seu impacto na psicoterapia

08 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Traços de personalidade narcisistas estão associados a uma pior resposta ao tratamento psicoterapêutico, de acordo com um estudo multicêntrico alemão com mais de 2.000 participantes que receberam tratamento psicoterapêutico tanto em regime de internação quanto em ambulatório. Os resultados da equipe de pesquisa do Hospital Universitário de Jena e da Universidade de Münster, agora publicados na revista The Lancet Psychiatry, podem contribuir para uma maior individualização da psicoterapia.

O narcisismo, nomeado devido ao personagem da mitologia grega Narciso, descreve uma pessoa com um senso elevado de grandiosidade e direito. O estudo alemão examinou como as dimensões narcisistas afetam o tratamento de queixas de saúde mental em mais de 2.000 pacientes em tratamento psicoterapêutico em todo o país. A equipe de pesquisadores registrou o nível de traços de personalidade narcisistas e sintomas depressivos dos participantes antes e depois do tratamento com dois métodos de psicoterapia diferentes.

A pesquisa descobriu que a rivalidade narcisista intensa estava associada a sintomas de depressão mais graves antes do início da terapia em ambos os grupos. Por outro lado, a necessidade de ser admirado estava relacionada a uma gravidade menor da depressão. No grupo de pacientes tratados com terapia cognitivo-comportamental, o narcisismo estava associado a uma resposta pior ao tratamento, mesmo quando um transtorno de personalidade narcisista não estava completamente desenvolvido. Em particular, a dimensão da rivalidade teve um impacto negativo.

No entanto, no tratamento com terapia psicanalítico-interacional, desenvolvida especificamente para pessoas com dificuldades nas relações interpessoais, não foram encontrados efeitos adversos do narcisismo na resposta ao tratamento. Os pesquisadores sugerem que essa diferença entre os métodos de tratamento se deve a padrões de comportamento interpessoal entre paciente e terapeuta.

Os autores consideram as descobertas uma contribuição importante para a compreensão das características da personalidade narcisista e sua inclusão na terapia de transtornos mentais em geral.

Fonte: The Lancet Psychiatry. DOI: 10.1016/S2215-0366(23)00293-6.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários