Notícias de saúde

Narcisistas tendem a praticar mais bullying

01 de abril de 2022 (Bibliomed). Pessoas com comportamento explosivo e que tendem a ameaçar colegas em interações cotidianas podem apresentar traços narcisistas. É o que sugere um novo estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, essas pessoas nem mesmo precisam ter uma classificação alta em narcisismo para serem propensos a um comportamento agressivo.

O narcisismo é caracterizado por um senso inflado de auto importância e seu principal componente é o direito, explicou ele. Alguns narcisistas têm autoestima muito alta, enquanto outros, na verdade, têm autoestima baixa.

Os pesquisadores analisaram 437 estudos de todo o mundo. Eles encontraram uma associação entre todos os tipos de narcisismo e uma variedade de tipos de agressão – como física, verbal, bullying, indireta e direta – independentemente do sexo, idade, nível de educação ou país.

Mesmo quando o narcisismo estava dentro do que é considerado normal, os níveis mais elevados estavam ligados à agressão. Segundo os pesquisadores, isso indica que o narcisismo é um fator de risco significativo para comportamento agressivo e violento em todos os setores.

Apesar de não provar que o narcisismo causa tal comportamento, o estudo indica que a ligação encontrada entre narcisismo e agressão não era trivial em tamanho. Havia também uma conexão entre narcisismo e agressão deslocada para pessoas inocentes.

Além disso, o estudo descobriu que o narcisismo estava ligado ao cyberbullying online, não apenas ao bullying presencial. Outra descoberta foi que as pessoas com alto teor de narcisismo não eram apenas mais propensas a atacar com raiva, mas mais propensas a serem "frias, deliberadas e proativas" em suas agressões e a serem agressivas, quer fossem provocadas ou não.

Fonte: Psychological Bulletin. DOI: 10.1037/bul0000323.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários