Notícias de saúde

Homens que postam muitas fotos online podem ser narcisistas

27 de janeiro de 2015 (Bibliomed). Aquele homem no Facebook postando dezenas de "selfies"- na praia, no trabalho, em festas - pode ser apenas um narcisista, sugere um novo estudo.

Uma nova pesquisa publicada na revista especializada Personality and Individual Differences envolveu 800 homens, com idades entre 18 a 40, e que completaram um questionário online  perguntando sobre suas atividades de postagem de fotos online, juntamente com questionários destinados a avaliar as suas personalidades.

Verificou-se que os homens que postaram mais fotos on-line pontuaram mais em medidas de narcisismo e psicopatia, segundo os pesquisadores. Segundo o estudo, os narcisistas costumam acreditar que são mais inteligentes, mais atraentes e melhores do que as outras pessoas, mas muitas vezes têm alguma insegurança subjacente. Psicopatia envolve uma falta de empatia e respeito por outras pessoas, juntamente com o comportamento impulsivo.

Os homens que passaram mais tempo editando suas fotos antes de publicá-las on-line pontuaram mais no narcisismo e  em “auto-objetificação”, onde a aparência de uma pessoa torna-se fundamental em relação à forma como eles se valorizam.

Sabe-se que a auto-objetificação leva a vários problemas importantes, tais como depressão e transtornos alimentares em mulheres. Com o crescimento do uso de redes sociais, as pessoas estão mais preocupadas com a sua aparência. Isso significa a auto-objetificação pode se tornar um problema ainda maior tanto para os homens como para as mulheres.

O estudo concluiu que os homens que postam muitos selfies e passam mais tempo a editá-los são mais narcisistas, sendo esta a primeira vez que este fato foi realmente confirmado em um estudo.

Fonte: Ohio State University, news release, Jan. 6, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários