Notícias de saúde

Obesidade está aumentando o risco de câncer

19 de maio de 2023 (Bibliomed). A obesidade é agora uma epidemia global e está aumentando o risco de câncer nas pessoas. O Instituto Nacional do Câncer lista mais de uma dúzia de cânceres associados ao sobrepeso e à obesidade. Mas como a obesidade aumenta o risco de câncer não está claro.

Mas de que modo a obesidade aumenta o risco de câncer não está claro. Um novo estudo agora traça uma ligação direta - uma com possíveis implicações para a triagem e tratamento do câncer.

Concentrando-se em um câncer comum, o câncer de mama após a menopausa, os pesquisadores forneceram evidências convincentes de que a obesidade pode fazer com que tumores anteriormente inativos desencadeiem a formação de novos vasos sanguíneos, um processo de angiogênese, ou neovascularização. Uma vez nutridos com um suprimento de sangue, os tumores crescem e se tornam mais danosos.

A equipe então demostrou, em camundongos, que administrar uma medicação para inibir a formação de vasos sanguíneos mantinha os tumores de mama em seu estado dormente.

Os investigadores descobriram que as células de gordura dos camundongos obesos estavam secretando níveis mais altos de compostos que promovem a angiogênese: lipocalina-2, fator de crescimento endotelial vascular e fator básico de crescimento de fibroblastos. Isso aparentemente permitiu que os tumores saíssem da dormência e começassem a progredir.

Quando os camundongos obesos receberam sunitinib, uma droga que inibe a formação de vasos sanguíneos, a latência do tumor foi prolongada e a sobrevida livre de tumor aumentou. O laboratório já mostrou em vários modelos de camundongos que esses inibidores podem manter os tumores de mama em seu estado inativo.

Os pesquisadores agora querem traduzir essas descobertas para mulheres na pós-menopausa com câncer de mama, utilizando seu conhecido biorrepositório de urina. A visão do laboratório é rastrear mulheres obesas ou com sobrepeso quanto ao câncer de mama, testando sua urina em busca de biomarcadores que indiquem que um tumor se tornou vascularizado e começou a crescer – mesmo antes de ser palpável.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2204758119.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários