Notícias de saúde

Bariátrica reduz risco de câncer e morte em adultos obesos

03 de agosto de 2022 (Bibliomed). A obesidade aumenta a incidência e mortalidade de alguns tipos de câncer, mas permanece incerto se a perda de peso intencional pode diminuir esse risco. Contudo, existe uma dúvida: existiria uma associação entre a realização de uma cirurgia bariátrica e a incidência de câncer associado à obesidade e mortalidade relacionada ao câncer em pacientes com obesidade?

Estudo recente publicado na revista JAMA teve como objetivo investigar se a cirurgia bariátrica está associada a menor risco de câncer e mortalidade em pacientes obesos.

Neste estudo de coorte retrospectivo de 30.318 pacientes (incluindo 5.053 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e 25.265 pacientes pareados no grupo controle não cirúrgico), a cirurgia bariátrica foi significativamente associada a um menor risco de câncer associado à obesidade e mortalidade relacionada ao câncer.

Assim, o estudo concluiu que, entre adultos com obesidade, a cirurgia bariátrica em comparação com nenhuma cirurgia foi associada a uma incidência significativamente menor de câncer associado à obesidade e mortalidade relacionada ao câncer.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.9009.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários