Notícias de saúde

Perda de peso saudável pode diminuir risco de câncer

07 de novembro de 2024 (Bibliomed). Perder peso pode proteger contra cânceres relacionados à obesidade, sugere estudo realizado na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. A obesidade tem sido associada ao maior risco de pelo menos 13 tipos de câncer. Isto se deve em grande parte aos níveis excessivos de hormônios como estrogênio e insulina. Mas os resultados do estudo mostram que perder peso pode aumentar as chances de uma pessoa não desenvolver esses tipos de câncer, incluindo câncer de mama, rim, ovário, fígado e pâncreas.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram os registros eletrônicos de saúde de mais de 100 mil pacientes obesos da Clínica Cleveland, dos quais mais de 5.300 desenvolveram câncer. Eles acompanharam as mudanças no índice de massa corpora (IMC) em intervalos de três, cinco e 10 anos antes do diagnóstico de câncer de uma pessoa e as compararam com os controles. Os resultados mostraram que perder peso poderia reduzir o risco de uma pessoa desenvolver a maioria dos cânceres relacionados à obesidade em um período de cinco anos.

Por exemplo, o risco de câncer renal diminuiu em três anos e o risco de câncer endometrial em três e cinco anos. O risco de mieloma múltiplo caiu em 10 anos. Além disso, a perda de peso também parece proteger as pessoas contra uma série de outros 16 tipos de câncer que não estão associados à obesidade. Estes incluíram melanoma e câncer de pele, pulmões, genitália, olhos, cérebro e órgãos digestivos.

Agora, os pesquisadores pretendem verificar se medicamentos para obesidade, como Wegovy, Ozempic e Zepbound podem reduzir o risco de câncer. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Associação Americana de Diabetes.

Fonte: 2024 American Diabetes Association's Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários