Notícias de saúde

BRASIL: Santa Casa de São Paulo Promove Atendimento Gratuito de Laparoscopia

São Paulo, 20 de fevereiro de 2001(eHealthLA). Começou ontem e segue até quinta-feira o atendimento ginecológico intensivo da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para Laparoscopia.

Durante esse período, o hospital vai aumentar em seis vezes o atendimento gratuito a mulheres que precisam fazer laparoscopia no tratamento de doenças como: mioma (uma espécie de tumor benigno); cistos no ovário; cirurgia nas trompas, dores pélvicas, aderência e endometriose.

O atendimento intensivo deve durar o ano todo e será feito em semanas como essa (já há a previsão para mais nove). Para o chefe da Clínica de endoscopia e endometriose do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa, Dr. Tsutomu Aoki, a intenção é fazer com que as mulheres se conscientizem da necessidade de tratar as inúmeras doenças ginecológicas, com o menor trauma possível. Isso porque a incisão para se fazer laparoscopia é muito pequena e pouco agressiva.

O Exame

A laparoscopia é normalmente utilizada para investigação de infertilidade, que em muitos casos é causada pela endometriose. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de partes do endométrio (parede interna do útero) em locais fora do útero, que sangram mensalmente independente do local onde está, podendo aparecer no ovário, nas trompas, na bexiga, no intestino e até mesmo no pulmão.

Os principais sintomas da doença são cólicas, sangramento excessivo durante a menstruação, infertilidade e alteração do ciclo menstrual. Segundo os especialistas, metade das mulheres que sentem dores na região pélvica durante a menstruação podem estar com endometriose, sendo ela a maior causa de infertilidade na mulher.

Atualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa é uma das pioneiras no país a oferecer o tratamento gratuito completo, que vai desde a identificação das doenças até a cirurgia, caso haja necessidade.

"Primeiro a paciente passa por uma triagem, que identifica o problema e depois ela é encaminhada para fazer o tratamento adequado. No passado, esse processo podia levar até um ano, hoje não deve passar de três semanas", explica Dr. Aoki.

Informações - Santa Casa de Misericórdia

Local: R. Cesário Motta Júnior, 112 - Pavilhão Conde de Lara - 1o subsolo

Horário: 07 às 12 horas (triagem)

Período: 19/02 a 22/02

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários