Notícias de saúde

EUA: aumentam diagnóstico de câncer de colo do útero em estágio avançado

14 de outubro de 2022 (Bibliomed). Novas pesquisas apontam para um enigma com o câncer do colo do útero: embora as taxas de doença em estágio inicial tenham caído nos Estados Unidos desde que a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) foi introduzida, os casos avançados estão aumentando.

Quais mulheres estão sendo mais atingidas? O aumento mais acentuado no câncer de colo do útero avançado está ocorrendo em mulheres brancas que não receberam a vacina contra o HPV e que não estavam em dia com seus testes de triagem, uma descoberta que sugere que a vacinação funciona, mas mais mulheres precisam tomar as vacinas.

Aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA em 2006, a vacina contra o HPV protege contra certas cepas de HPV, a infecção sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos. O HPV tem sido associado a vários tipos de câncer, incluindo câncer cervical, câncer vaginal, câncer vulvar, câncer de cabeça e pescoço, câncer anal e câncer de pênis. Todas as pessoas entre as idades de 9 e 45 anos podem tomar a vacina contra o HPV.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de câncer do colo do útero do programa de Estatísticas do Câncer dos EUA e resultados de pesquisas nacionais sobre triagem e vacinação de 2001 a 2018. Durante esse período, 29.715 mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero avançado. No geral, a taxa de câncer do colo do útero avançado aumentou quase 1,5% a cada ano.

Quando o câncer do colo do útero está avançado e se espalhou, é muito mais difícil de curar. Apenas cerca de 17% das mulheres diagnosticadas com ele sobreviverão pelo menos cinco anos, em comparação com 92% das mulheres diagnosticadas com câncer cervical precoce. Mulheres negras de 55 a 59 anos que viviam no Sul eram mais propensas a serem diagnosticadas com câncer de colo do útero avançado, mas o maior aumento - uma taxa de 4,5% - foi observado entre mulheres brancas de 40 a 44 anos do Sul.

Quando comparadas com as mulheres negras, as mulheres brancas tiveram quase duas vezes mais chances de não serem examinadas para câncer do colo do útero ou de não serem examinadas de acordo com as diretrizes. As taxas de vacinação contra o HPV foram menores nessas mulheres. O maior aumento de casos foi para adenocarcinoma, um subtipo de câncer do colo do útero.

No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é aplicada gratuitamente nos postos de saúde em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos. Também é possível encontrar a vacina em laboratórios da rede privada, tanto para jovens nesta faixa etária ou pessoas mais velhas.

Fonte: International Journal of Gynecological Cancer. DOI: 10.1136/ijgc-2022-003728.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários