Notícias de saúde

Entenda o câncer de Fátima Bernardes

03 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Na noite da quarta-feira (02/12), a apresentadora Fátima Bernardes usou anunciou está com câncer no útero. A jornalista usou as redes sociais para informar que o tumor está em estágio inicial e que ela está bem, mas se afastará da apresentação de seu programa por alguns dias para fazer uma cirurgia.

Fátima tem 58 anos e descobriu o câncer durante exames de rotina. O câncer de colo do útero (também chamado de câncer cervical), excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O câncer cervical é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) e, por ser uma doença de desenvolvimento lento, pode não apresentar sintomas na fase inicial. Em casos avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal irregular ou após relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

O diagnóstico do câncer cervical é realizado através de exames ginecológicos e a detecção precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

Fonte: Equipe Bibliomed.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários