Notícias de saúde

Teste de urina não invasivo pode ajudar a detectar câncer de colo do útero

09 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Um novo teste de urina pode ajudar os médicos a rastrear com mais facilidade o câncer de colo do útero. O teste procura proteínas geradas por um tipo de papilomavírus humano (HPV) causador de câncer, o HPV 16. As cepas 16 e 18 do HPV são responsáveis por quase todos os cânceres cervicais. Estas proteínas, chamadas proteínas E7, estão associadas a um elevado risco de câncer do colo do útero.

O teste, desenvolvido na Universidade Waseda, no Japão, pode detectar proteínas HPV16 E7, que são marcadores críticos de risco de câncer de colo do útero, em níveis extremamente baixos. Segundo os pesquisadores, isso significa que as mulheres poderiam ser capazes de rastrear o câncer sem o desconforto e a inconveniência de um teste de Papanicolau tradicional.

O teste detectou proteínas E7 em 80% das mulheres com neoplasia intraepitelial cervical (NIC) em estágio 1, um precursor do câncer cervical. Também encontrou as proteínas em 71% das mulheres com NIC em estágio 2 e em 38% das mulheres com NIC em estágio 3.

Fonte: Microorganisms. DOI: 10.3390/microorganisms12061205.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários