Notícias de saúde

Brasil: Odontologia Estética: Clareamento Dentário é Uma das Técnicas Mais Utilizadas

São Paulo, 16 de Novembro de 2000(eHLA). Atualmente, há uma maior exigência pela aparência física e neste sentido o sorriso desempenha uma influência marcante. Consciente disso, a odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas com o objetivo das pessoas satisfazerem suas expectativas estéticas. O clareamento dentário é hoje um dos mais populares tratamentos estéticos da odontologia. Mesmo assim, por ser relativamente nova, a técnica ainda despertam muitas dúvidas, tanto por parte dos pacientes como também de alguns profissionais. De acordo com o dentista Sérgio Luiz Scarpini, especialista em Dentística Restauradora, todas as pessoas podem clarear seus dentes, mas as técnicas usadas irão variar de acordo com os fatores de cada caso, tais como o motivo do escurecimento dentário, a expectativa do paciente e o tempo de tratamento. "Para melhorarmos a cor dos dentes podemos lançar mão de várias técnicas, tais como o clareamento feito no consultório, clareamento doméstico, as facetas de resina ou porcelana e as próteses. À opção pelo tipo de técnica a ser empregada partirá de um minucioso exame clínico", explica Scarpini.

Apesar do processo de clareamento não estar completamente entendido pelos especialistas, supõe-se que ocorra por uma oxidação (liberação de oxigênio), que por sua vez "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores de manchas. "Como as moléculas das substâncias clareadoras são de um baixo peso molecular, elas possuem a capacidade de penetrar na intimidade da estrutura dentária", diz Scarpini. Nos tratamentos administrados nos consultórios são utilizadas agentes com altas concentrações indicadas para clarear dentes escurecidos por necrose pulpar , tratamento de canal ou traumas, e dentes de pacientes que querem maior rapidez no tratamento. No clareamento doméstico, o paciente utiliza agentes com baixas concentrações indicados para clarear dentes vitalizados com um escurecimento não muito intenso. "Pesquisas têm mostrado que o clareamento caseiro é mais efetivo em dentes que possuam uma coloração levemente amarelada, alaranjada ou marrom, tais como aqueles escurecidos pelo tempo” , diz o dentista. Neste sentido, é necessário um acurado diagnóstico estabelecido a respeito da etiologia do escurecimento.

O clareamento não altera as restaurações já existentes. "O paciente deve estar consciente que, após o tratamento, talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas, pois uma vez que estas não sofrem à ação dos clareadores, parecerão mais escuras frentes aos dentes clareados, causando desarmonia estética", explica Sacrpini. De acordo com ele, se utilizados corretamente e sob orientação profissional, os produtos de clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral do paciente. Um fator muito importante é verificar a procedência do kit clareador, sendo recomendado apenas o uso de produtos de provada eficácia e segurança, e aprovado por entidades que regulamentam seu emprego, tais como FDA (Food and Drug Administration), a ADA (American Dental Association) e a ABO (Associação Brasileira de Odontologia.

Copyright 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários