Notícias de saúde

Laser previne cáries melhor do que flúor

17 de outubro de 2013 (Bibliomed). Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Pedro, da Universidade de São Paulo (USP), o uso de laser para a prevenção de cárie radicular (na raiz dos dentes) vem tendo êxito nos testes realizados.

Os pesquisadores explicam que o raio laser permite prevenir a cárie com intervenção mínima, ao contrário do que acontece com a aplicação de flúor. Dessa forma, o método pode evitar a necessidade de realização de tratamento de restauração dentária.

A lesão de cárie radicular é considerada uma das principais causas de perda dos dentes em adultos, sendo que o problema se agrava com o envelhecimento. O tratamento atual é o mesmo utilizado para cáries normais, utilizando broca e restauração com material normalmente estético.

Os pesquisadores explicam que o laser pode ser empregado no preparo do dente, substituindo o motorzinho e a broca, o que gera menos desconforto ao paciente. O laser já vem sendo utilizado em outras áreas da odontologia, como no estudo de prevenção de cáries em esmalte dos dentes com resultados promissores.

Fonte: Agência USP, 10 de outubro de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários