Notícias de saúde

Técnica de escoação pode prevenir cárie

30 de março de 2011 (Bibliomed). Estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou a efetividade da técnica vestíbulo-lingual na escovação dos dentes para prevenir a cárie dentária em um programa escolar supervisionado com creme dental fluorado. Realizado com 284 crianças de cinco anos que tinham pelo menos um molar permanente, o estudo analisou o programa convencional com um modificado.

O programa convencional, utilizado nas instituições de ensino da rede pública, consiste em atividades de educação em saúde bucal, geralmente palestras, e atividade de evidenciação de placa bacteriana seguida de escovação com creme dental fluorado supervisionada por um auxiliar de saúde bucal realizada quatro vezes por ano. Ao longo do ano, há a escovação com supervisão indireta dos professores após as refeições realizadas na escola.

O programa modificado inclui, além destas atividades, a aplicação nos molares permanentes em erupção a técnica da escovação vestíbulo-lingual realizada por um auxiliar de saúde bucal especialmente capacitado para tal. A técnica foi utilizada cinco vezes por ano, usando a escova do participante.

A técnica mostrou-se eficaz, diminuindo em 50% os casos de cárie nos meninos, que apresentam mais chances de desenvolver a doença do que as meninas. Com isso, houve uma diminuição significativa no número de crianças que necessitaram de tratamento odontológico, o que pode se estender para o futuro.

Os programas de escovação supervisionada são uma política pública largamente aplicada no Brasil, financiada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a técnica vestíbulo-lingual não é utilizada normalmente. Os molares permanentes costumam irromper a partir dos cinco anos de idade, e as lesões iniciais de cárie ocorrem durante os primeiros 36 meses após o irrompimento desse grupo dentário. Daí a importância dessa técnica de escovação na prevenção da doença.

Fonte: Agência USP, 25 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários