Notícias de saúde

Associação Médica Mundial condena a invasão da Ucrânia pela Rússia

23 de maio de 2022 (Bibliomed). No dia de abertura de sua reunião de abril em Paris, a Associação Médica Mundial (WMA) emitiu uma resolução de emergência com palavras fortes condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia e seu bombardeio de instalações médicas, e pedindo o fim das hostilidades.

Essa agressão, sobreposta à ainda perigosa pandemia de COVID-19, criou uma enorme crise humanitária na Ucrânia que a comunidade global de médicos não pode ignorar. A Associação Médica Mundial se expressou profundamente chocada com o bombardeio do exército russo a civis e hospitais ucranianos, incluindo maternidades, infringindo a neutralidade médica em zonas de conflito.

Em uma resolução de emergência redigida no dia de abertura de sua reunião do Conselho em Paris, a Associação Médica Mundial condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia e pediu o fim das hostilidades.

Em votação unânime, o Conselho declarou: "A Associação Médica Mundial considera que a liderança política e as forças armadas da Rússia são responsáveis ??pelo sofrimento humano causado pelo conflito e insta os médicos russos e ucranianos a manterem elevados os princípios da Declaração WMA de Genebra e seus protocolos que servem de orientação para o pessoal médico em tempos de conflito'.

Na reunião, que contou com a presença de líderes médicos de 40 associações médicas nacionais, os delegados expressaram sua solidariedade à Associação Médica Ucraniana e a todos os profissionais de saúde.

Segundo a WMA, “as partes em conflito devem se esforçar para proteger as populações mais vulneráveis ??e que o acesso à assistência médica seja garantido a todas as vítimas, civis ou militares, sem distinção.

“Os médicos e todo o restante pessoal médico, tanto ucraniano como internacional, não devem, em circunstância alguma, ser impedidos no exercício do seu dever inabalável, de acordo com as recomendações internacionais”.

Finalmente, a resolução apela à comunidade internacional e aos governos para que ajudem os milhões de pessoas deslocadas pelo conflito. E diz que quando o conflito terminar, deve ser dada prioridade à reconstrução da infraestrutura essencial necessária para uma vida saudável, incluindo abrigo, esgoto, abastecimento de água potável e fornecimento de alimentos, seguido pela restauração de oportunidades educacionais e profissionais.

Fonte: WMA Press Releases/Physician Leaders Shocked by Bombing of Ukrainian.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários