Notícias de saúde

Guerra na Ucrânia aumenta riscos de saúde mental em adolescentes

06 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo transversal envolvendo 8.096 adolescentes ucranianos, tanto residentes na Ucrânia quanto no exterior, revelou um aumento significativo no risco de condições psiquiátricas entre os jovens expostos aos conflitos da guerra na Ucrânia desde 2022. A pesquisa identificou que 32,0% dos adolescentes apresentaram sintomas moderados ou severos de depressão, 17,9% de ansiedade, 35,0% de trauma psicológico clinicamente relevante, 29,5% de transtornos alimentares e 20,5% um risco médio ou alto para transtorno de uso de substâncias.

Este estudo, realizado durante a invasão russa na Ucrânia, destaca o significativo ônus da saúde mental entre os adolescentes ucranianos e a necessidade urgente de esforços em saúde mental para aliviar essa carga. A pesquisa também constatou que, independentemente do local de residência, os adolescentes expostos à guerra eram mais propensos a apresentar resultados positivos para depressão, ansiedade, trauma psicológico, transtornos alimentares e transtorno de uso de substâncias.

Os resultados enfatizam a importância de fornecer apoio psicológico adequado aos jovens afetados pelo conflito, visando mitigar as consequências a longo prazo na saúde mental dessa população vulnerável.

Este estudo, publicado em JAMA Pediatrics, é um dos maiores a documentar o impacto da guerra na saúde mental dos adolescentes ucranianos e serve como um chamado urgente para ação na área de cuidados com a saúde mental.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2024.0295.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários