Notícias de saúde

Intervenções terapêuticas ajudam crianças afetadas pela Guerra na Ucrânia

17 de abril de 2025 (Bibliomed). Desde o início da invasão russa em 2022, milhares de crianças na Ucrânia enfrentam traumas emocionais devido ao conflito. Para ajudá-las a lidar com esse impacto, foram organizados acampamentos terapêuticos na cidade de Lviv entre 2022 e 2024. O objetivo dessas iniciativas foi oferecer um ambiente seguro, identificar crianças com risco de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e ensinar técnicas para o manejo do estresse.

O estudo analisou 1.291 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, que participaram dos acampamentos junto com suas mães. Durante seis dias, elas tiveram acesso a atividades como terapia com jogos, música, dança, técnicas de respiração e ioga. Além disso, as mães receberam apoio psicológico para ajudá-las no cuidado emocional dos filhos.

Os resultados mostraram que 33,9% das crianças apresentavam sinais elevados de estresse ou sintomas de TEPT, como dificuldades de concentração, nervosismo e problemas de sono. Após o programa, 75% dos participantes demonstraram melhora em seu estado emocional. Além disso, 79,4% das mães entraram em contato com serviços de saúde mental para dar continuidade ao acompanhamento.

Os pesquisadores destacam que, apesar da intervenção ser breve, os acampamentos demonstraram um efeito positivo na saúde mental das crianças. O modelo pode ser replicado em outras regiões afetadas por conflitos, ajudando a minimizar os impactos psicológicos da guerra em crianças vulneráveis.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.3057.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários