Notícias de saúde

Medicamento pode ajudar a prevenir dados pulmonares causados por COVID-19

16 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). O medicamento dissulfiram impede que o sistema imunológico produza certas fibras tóxicas que ajudam a impulsionar o desenvolvimento da síndrome do desconforto respiratório agudo no COVID-19 grave, segundo um estudo publicado na terça-feira pela

O dusulfiram é um medicamento vendido para o tratamento do transtorno de abuso de álcool, bloqueia uma enzima chamada acetaldeído desidrogenase. A enzima está envolvida no acúmulo de gordura no corpo e também parece interromper a formação de armadilhas extracelulares de neutrófilos, que são redes feitas a partir do DNA de neutrófilos, a primeira linha de defesa do sistema imunológico contra infecções. Essas armadilhas impedem essencialmente que os neutrófilos ataquem patógenos, como vírus, quando invadem o corpo.

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é causada por inflamação rápida e generalizada nos pulmões, levando a sintomas como falta de ar e respiração rápida. É uma complicação comum do COVID-19 grave e pode causar danos pulmonares duradouros.

A formação de armadilhas extracelulares de neutrófilos impede que as células imunes ataquem o vírus que causa a doença, o que significa que ele pode entrar nos pulmões, aumentando o risco de desenvolvimento de SDRA.

O dissulfiram, que tem sido usado como tratamento para transtornos por uso de álcool desde a década de 1950, parece interferir na gasdermina D, uma molécula necessária para produzir armadilhas extracelulares de neutrófilos.

Em experimentos iniciais usando amostras de sangue coletadas, o dissulfiram impediu que os neutrófilos gerassem armadilhas extracelulares de neutrófilos. Além disso, em camundongos com lesões pulmonares agudas, a droga foi associada a uma redução no líquido acumulado nos pulmões, o que melhorou drasticamente a sobrevivência.

Fonte: JCI Insight. DOI: 10.1172/jci.insight.157342.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários