Notícias de saúde

Comer sozinho pode prejudicar a alimentação de idosos

19 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Comer acompanhado não é apenas uma questão social — pode fazer diferença para a saúde. Uma revisão científica mostrou que idosos que costumam fazer as refeições sozinhos tendem a ter uma alimentação de pior qualidade. O tema é especialmente importante em um mundo onde cada vez mais pessoas vivem mais tempo e, muitas vezes, sozinhas.

Os pesquisadores analisaram 26 estudos envolvendo pessoas com 65 anos ou mais. Em grande parte deles, idosos que comiam sozinhos apresentaram menor variedade de alimentos no prato, consumindo menos frutas, verduras e carnes. Também foi observado maior risco de perda de peso e de fragilidade, condições que podem comprometer a autonomia e aumentar o risco de quedas e doenças.

Alguns resultados variaram entre os estudos, como alterações no apetite ou no peso corporal. Mesmo assim, o conjunto das evidências sugere que o isolamento durante as refeições pode influenciar negativamente os hábitos alimentares.

Os autores destacam que profissionais de saúde devem perguntar não apenas o que o idoso come, mas também com quem ele come. Além disso, iniciativas comunitárias que estimulem refeições em grupo podem ajudar a melhorar a nutrição e o bem-estar dos idosos.

Fonte: Appetite. DOI: 10.1016/j.appet.2025.108327.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários