Notícias de saúde

Antidepressivo fluvoxamina pode ajudar a prevenir COVID-19 grave

18 de dezembro de 2020 (Bibliomed). O medicamento antidepressivo fluvoxamina pode ajudar a prevenir doenças graves em pacientes com COVID-19 que ainda não estão hospitalizados, concluiu um novo estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo incluiu 152 pacientes infectados com COVID-19 leve a moderado. Destes, 80 tomaram fluvoxamina e 72 tomaram placebo por 15 dias. No final desse período, nenhum dos pacientes que tomaram o medicamento tinha visto sua infecção progredir para uma doença grave, em comparação com seis (8,3%) dos pacientes que tomaram o placebo.

A fluvoxamina - amplamente utilizada no tratamento da depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de ansiedade social - é um tipo de medicamento chamado inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS). Esta classe de medicamentos também inclui medicamentos como Prozac, Zoloft e Celexa. Mas, ao contrário de outros ISRS s, a fluvoxamina tem uma forte interação com uma proteína chamada receptor sigma-1, que ajuda a regular a resposta inflamatória do corpo.

Os pesquisadores explicam que, ao reduzir a inflamação, a fluvoxamina pode prevenir uma resposta imune hiperativa em pacientes com COVID-19. Isso, por sua vez, pode diminuir o risco de doenças graves e morte. Contudo, eles ressaltam que mais estudos são necessários para ver se essas descobertas promissoras se sustentam. Eles disseram, ainda, que planejam começar esse estudo nas próximas semanas e incluirá pacientes de todos os Estados Unidos.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2020.22760.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários