Notícias de saúde

Filhos de gestantes com COVID-19 não apresentam problemas no desenvolvimento

27 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Bebês nascidos de mulheres que tiveram COVID-19 durante a gravidez mostraram padrões adequados de crescimento e desenvolvimento no acompanhamento de 6 meses, de acordo com um estudo do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie de Chicago e da Northwestern Medicine. O estudo, publicado no Journal of Perinatal Medicine, relata os resultados infantis do acompanhamento mais longo até a data de exposição pré-natal ao COVID-19.

O estudo incluiu 33 mulheres com seguro público e seus bebês, todos identificados como Latinx. Enquanto todas as mulheres tiveram COVID-19 durante a gravidez, 55% tiveram resultado positivo 10 dias após o parto. Nenhum dos bebês no estudo testou positivo para COVID-19. Três das crianças (10%) nasceram prematuras e cinco crianças (15%) necessitaram de cuidados intensivos neonatais para condições não relacionadas com COVID-19.

O estudo acompanhou bebês nascidos de abril a julho de 2020, antes que as vacinas COVID-19 estivessem disponíveis e antes do surgimento de variantes preocupantes.

Estes resultados devem ser tranquilizadores para mulheres grávidas com COVID-19 que estão preocupadas sobre como o vírus pode afetar o bebê. No acompanhamento de 6 meses, foram observados padrões normais de crescimento e marcos de desenvolvimento, com a taxa de encaminhamentos de desenvolvimento não superior ao que normalmente é encontrado. Esta é uma notícia muito boa durante a pandemia, que tem sido especialmente difícil para as populações que enfrentam problemas na saúde e o impacto desproporcional do COVID-19.

Fonte: Journal of Perinatal Medicine. DOI: 10.1515/jpm-2021-0251.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários