Notícias de saúde

Covid-19 aumenta risco de morte de gestantes

20 de janeiro de 2023 (Bibliomed). A infecção por Covid-19 na gravidez aumenta o risco de morte de uma mulher em sete vezes e eleva significativamente suas chances de precisar de cuidados intensivos, segundo um novo estudo da George Washington University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores reuniram dados de pacientes de 12 estudos conduzidos em 12 países, incluindo os Estados Unidos. Esses estudos envolveram mais de 13.000 mulheres grávidas.

Em comparação com mulheres grávidas não infectadas, as futuras mães com infecção por Covid-19 não apenas tiveram risco sete vezes maior de morrer durante a gravidez ou parto, mas também três vezes maior de precisar de internação na UTI.

Eles tinham um risco cerca de 15 vezes maior de precisar de tratamento com ventilador e um risco cerca de 23 vezes maior de desenvolver pneumonia, que é uma complicação potencialmente fatal do Covid-19. As mulheres grávidas com Covid-19 também tiveram um risco cinco vezes maior de coágulos sanguíneos que podem causar dor, inchaço ou outras complicações com risco de vida.

Os bebês nascidos de mulheres infectadas com Covid-19 também desenvolveram problemas. Eles tiveram quase duas vezes mais chances de serem internados em uma UTI neonatal após o nascimento e tiveram maiores chances de parto prematuro. Bebês prematuros correm alto risco de ter problemas de saúde ao longo da vida, incluindo atrasos no desenvolvimento cognitivo na primeira infância.

De acordo com os autores, esses resultados reforçam a importância da vacinação para gestantes e evidenciam a necessidade de tornar o acesso às vacinas Covid-19 uma prioridade urgente para salvar vidas e prevenir problemas de saúde.

Fonte: BMJ Global Health. DOI: 10.1136/bmjgh-2022-009495.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários