Notícias de saúde

Covid-19 na gravidez aumenta o risco de o bebê nascer morto

09 de março de 2022 (Bibliomed). Mulheres grávidas não vacinadas contra o COVID-19 correm maior risco de dar à luz a bebês nascidos mortos. Isso ocorre porque o COVID-19 danifica a placenta, aumentando os níveis de fibrina, uma proteína envolvida na coagulação do sangue, e na obstrução do fluxo de sangue e oxigênio para a placenta.

Os pesquisadores explicam que, ao contrário de outras infecções fúngicas, bacterianas ou virais, que atravessam a placenta para afetar o feto, o SARS-CoV-2 é particularmente letal para a placenta em desenvolvimento, e esse dano priva o feto de oxigênio e nutrição.

Para entender melhor por que o risco de natimortos pode aumentar em mulheres grávidas com COVID-19, os pesquisadores analisaram placentas de 64 natimortos e quatro casos em que bebês morreram logo após o nascimento. Todas as gestantes não foram vacinadas.

As placentas infectadas apresentaram níveis aumentados de fibrina, uma proteína envolvida na coagulação do sangue, e obstrução do fluxo de sangue e oxigênio para a placenta. Todas as 68 placentas também tiveram morte de células que compõem a principal barreira protetora entre mãe e feto, e 66 tiveram um acúmulo de células inflamatórias chamada intervilosite histiocítica crônica.

A destruição média da placenta foi de 77,7%, o que, segundo os autores, impossibilita a sobrevivência do feto, já que a placenta é sua única fonte de oxigênio e nutrição. Embora um pequeno número de fetos tenha mostrado sinais de infecção, não há evidências de que os natimortos tenham sido causados ??pelo COVID-19.

Fonte: Archives of Pathology & Laboratory Medicine. DOI: 10.5858/arpa.2022-0029-SA.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários