Notícias de saúde

Obesidade materna aumenta riscos da COVID-19 na gestação

29 de maio de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo que avaliou 46 mulheres grávidas no estado de Washington, começa a dar algumas informações acerca dos riscos da COVID-19 neste grupo de pacientes.

Das 46 mulheres grávidas que apresentaram resultado positivo para SARS-CoV-2, o coronavírus que causa o COVID-19, 43 foi testado porque as gestantes apresentavam sintomas.

A maioria das mulheres gestantes teve casos mais leves, mas quase 15% desenvolveram problemas respiratórios mais graves, todas foram hospitalizadas e uma mulher com asma teve que receber cuidados em unidade de terapia intensiva.

Em quase todos os casos, as mulheres estavam acima do peso ou obesas antes da gravidez, e metade apresentava asma ou outras condições, como hipertensão arterial. Portanto, os mesmos fatores de risco para COVID-19 grave que são observados em pessoas não grávidas também estão surgindo na população grávida.

Outra grande questão é se o COVID-19 durante a gravidez pode afetar o bebê. Nas mulheres deste estudo, oito deram à luz durante o período do estudo, incluindo duas mulheres que foram submetidas a uma cesariana, em parte, para aliviar suas dificuldades respiratórias.

O estudo concluiu que algumas mulheres grávidas com COVID-19 ficam gravemente doentes e o risco pode ser elevado para aquelas que são obesas ou tenham condições como asma antes da gravidez. Como em todas as situações referentes às COVID-19, os pesquisadores tiveram informações limitadas sobre se a gravidez coloca as mulheres em maior risco de doenças graves - ou se a infecção complica a gravidez.

Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology, May 18, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários