Notícias de saúde

Azitromicina não mostra resultados positivos para COVID-19

09 de setembro de 2021 (Bibliomed). A azitromicina é um antibiótico de amplo espectro que tem sido amplamente prescrito como tratamento para COVID-19 todo o mundo. Mesmo sendo um antibiótico, o medicamento tem propriedades anti-inflamatórias que também podem ajudar a combater a progressão da doença viral. Ou pode não ser, de acordo com um novo estudo que descobriu que a azitromicina não é mais eficaz do que o placebo na prevenção dos sintomas de COVID-19 entre pacientes não hospitalizados. Na verdade, pode até aumentar as chances de hospitalização do paciente.

O estudo, publicado na revista JAMA, analisou 263 indivíduos, todos com teste positivo para SARS-CoV-2, mas nenhum deles foi hospitalizado no início do estudo. Um total de 171 desses pacientes receberam uma dose oral única de 1,2g de azitromicina, enquanto 92 receberam um placebo.

Os pesquisadores descobriram que depois de 14 dias, 50% de ambos os grupos permaneceram sem sintomas. No dia 21, cinco pacientes do grupo da azitromicina foram hospitalizados após desenvolver sintomas graves de COVID-19 - nenhum dos participantes do grupo do placebo foi hospitalizado.

Portanto, entre os pacientes ambulatoriais com infecção por SARS-CoV-2, o tratamento com uma dose única de azitromicina oral em comparação com o placebo não resultou em uma maior probabilidade de ausência de sintomas no 14º dia. Os pesquisadores concluíram que o uso rotineiro de azitromicina para infecção ambulatorial por SARS-CoV-2 não é aconselhável.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.11517.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários