Notícias de saúde

Duas doses da Pfizer tem eficácia de 88% contra variante Delta

26 de julho de 2021 (Bibliomed). A vacina COVID-19 da Pfizer oferece uma elevada proteção contra o novo coronavírus quando completo o ciclo de imunizaçao. Dados recentes mostram que a eficácia da vacina depois das duas doses fira em torno de 94%. Conta a variante Delta (também conhecida como variante Indiana), a vacina é 88% eficaz. No entanto, a eficácia entre as pessoas que receberam apenas uma dose foi drasticamente menor, cerca de 31%.

Os pesquisadores explicam que a variante Delta desenvolveu sete mutações diferentes na proteína "pico" do coronavírus, em comparação com a cepa Alpha original. Algumas dessas mutações ajudam o vírus a infectar as células, produzir mais vírus nas células infectadas ou se espalhar de pessoa para pessoa com mais facilidade.

Várias dessas mutações ocorrem em regiões específicas da proteína do pico, onde os anticorpos se ligam e evitam que o vírus entre na célula. Dessa forma, explicam os pesquisadores, as vacinas só permanecerão eficazes se puderem resistir a essas tentativas do coronavírus de evoluir em torno das defesas do sistema imunológico criadas pela inoculação.

As vacinas de duas doses empregam uma estratégia prime-boost, na qual a primeira dose torna o sistema imunológico ciente de um vírus ou bactéria prejudicial, e a segunda dose aumenta drasticamente a resposta futura, levando o corpo a produzir muito mais células imunológicas. Além de terem mais anticorpos, as pessoas que receberam a segunda dose também podem ter células imunológicas preparadas para atacar o coronavírus em uma ampla variedade de lugares. Por isso, os pesquisadores destacam a imortância de tomar as duas doses da vacina.

Fonte: United Press International. July 23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários