Notícias de saúde

Duas doses da Pfizer oferecem 88% de proteção contra variante Delta

25 de agosto de 2021 (Bibliomed). A vacina contra o coronavírus da Pfizer oferece proteção surpreendentemente robusta contra a variante Delta altamente infecciosa do COVID-19 - mas apenas se tiverem sido aplicadas as duas doses.

Dados recentes da Inglaterra mostram que duas doses desta vacina de RNA mensageiro (mRNA) são 88% eficazes na proteção das pessoas contra a variante Delta, em comparação com cerca de 94% de eficácia contra a cepa original de COVID.

No entanto, a eficácia entre as pessoas que receberam apenas uma dose foi drasticamente menor, cerca de 31%, segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine. Esses resultados são ainda mais impressionantes porque estão ocorrendo em situações do mundo real, em vez de em ensaios clínicos controlados.

Uma possibilidade para explicar o bom resultado destas vacinas é que a forma como essas elas funcionam, implantando material genético diretamente nas células, oferece algum benefício adicional em relação aos projetos de vacinas anteriores. Essas vacinas chegam facilmente às células do sistema imunológico que são necessárias para uma resposta.

As vacinas de duas doses empregam uma estratégia prime-boost, na qual a primeira dose torna o sistema imunológico ciente de um vírus ou bactéria prejudicial, e a segunda dose aumenta drasticamente a resposta futura, levando o corpo a produzir muito mais células imunológicas.

Além de terem mais anticorpos, as pessoas que receberam a segunda dose também podem ter células imunológicas preparadas para atacar o coronavírus em uma ampla variedade de situações. Após a segunda dose, as células T e B estão aumentadas, o que permite ter essa amplitude maior, que é tão útil e evidente em presença das variantes do coronavírus.

Fonte: NEJM. DOI: 10.1056/NEJMoa2108891.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários