Notícias de saúde

Ovos não aumentam os níveis de colesterol ruim

27 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Os ovos sempre estiveram no centro de uma discussão se aumentavam ou não o colesterol. Contudo, um novo estudo realizado na Universidade do Sul da Austrália mostrou que o consumo de dois ovos por dia em uma dieta de baixo teor de gordura pode reduzir os níveis de colesterol LDL ("colesterol ruim").

Para o novo estudo, os pesquisadores recrutaram 61 adultos entre 18 e 60 anos com um nível médio de colesterol LDL de 105. Níveis de colesterol LDL acima de 100 são considerados "de risco" para doenças cardíacas, e 160 ou mais são "perigosos". Esse tipo de colesterol contribui para a formação de placas que podem bloquear as artérias e causar ataques cardíacos ou derrames.

Os participantes se revezaram em três tipos diferentes de dietas, cada uma com duração de cinco semanas: uma dieta rica em colesterol e pobre em gordura saturada, com dois ovos por dia; uma dieta com baixo teor de colesterol e alto teor de gordura saturada, sem ovos; e uma dieta rica em colesterol e gordura saturada, que incluía um ovo por semana.

Ao final do estudo, 48 pessoas haviam completado as três dietas. Amostras de sangue foram coletadas após cada ciclo para verificar como as diferentes dietas afetavam o colesterol LDL. Os resultados mostram que o colesterol LDL das pessoas diminuiu quando seguiram a dieta de dois ovos, em comparação com os outros dois padrões alimentares. Elas terminaram com níveis médios de colesterol LDL de pouco menos de 104, em comparação com 108 e 109 para as outras duas dietas.

Especificamente, cada aumento de 1 grama de gordura saturada foi associado a um aumento de 0,35 ponto no colesterol LDL. No entanto, os resultados mostram que não foi encontrada nenhuma relação significativa entre a ingestão de colesterol e os níveis de colesterol LDL de uma pessoa.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition. DOI: 10.1016/j.ajcnut.2025.05.001.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários