Notícias de saúde

Vacinas podem ser menos eficazes contra variante Delta

03 de dezembro de 2021 (Bibliomed). As vacinas COVID-19 atualmente disponíveis são menos eficazes contra a variante Delta do vírus, descobriu um estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia.

A cepa Delta tem sete mutações genéticas na proteína spike do vírus, que é alvo das vacinas da AstraZeneca, da Johnson & Johnson, da Moderna e da Pfizer-BioNTech. Essas mutações são suficientes para reduzir a eficácia das vacinas AstraZeneca e Pfizer-BioNTech em até cinco vezes em comparação com outras cepas do vírus.

As vacinas COVID-19 atuais são eficazes na proteção contra doenças graves do vírus, reduzindo assim o risco de hospitalização e morte em pessoas que estão totalmente vacinadas, sugere a pesquisa. No entanto, o surgimento de novas variantes pode diminuir sua eficácia, como é o caso da variante Ômicron. Isso ocorre porque as mutações genéticas por trás dessas novas variantes efetivamente mudam a forma da proteína spike COVID-19, que limita a capacidade dos anticorpos, ou proteínas criadas pelo sistema imunológico, de reconhecer e lutar contra os vírus. As vacinas são projetadas para aumentar a produção de anticorpos contra o vírus, mas se os anticorpos não puderem reconhecer novas variantes, eles serão menos eficazes.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram amostras de soro coletadas de pessoas saudáveis ??que receberam as vacinas Pfizer-BioNTech ou AstraZeneca COVID-19. Entre os participantes do estudo, 156 receberam duas doses de uma das vacinas e 50 pessoas receberam uma dose.

Os pesquisadores usaram modelos de três variantes diferentes do COVID-19: Alpha, que surgiu na Inglaterra em setembro de 2020; Beta, que foi identificado pela primeira vez na África do Sul um mês depois; e Delta, detectado pela primeira vez na Índia no início deste ano.

Eles expuseram as três variantes a amostras de sangue coletadas de participantes vacinados para ver como o vírus respondia aos anticorpos no sangue. Ambas as vacinas protegeram contra todas as três variantes do COVID-19, mas foram menos eficazes com Beta e Delta. A variante Delta reduziu a resposta imune em vacinas Pfizer-BioNTech quatro vezes. Entre os vacinados com a injeção AstraZeneca, houve um declínio de cinco vezes na resposta imunológica contra a variante Delta.

Fonte: PLOS Pathogens. DOI: 10.1371/journal.ppat.1010022.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários