Notícias de saúde

Dose única das vacinas Pfizer ou AstraZeneca foi quase nada eficiente contra a variante Delta do coronavírus

09 de julho de 2021 (Bibliomed). Acredita-se que a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, seja cerca de 60% mais contagiosa do que o Alpha, a versão do vírus que atacou a Grã-Bretanha e grande parte da Europa no início deste ano, e talvez duas vezes mais contagiosa que o coronavírus original. A variante Delta está agora causando surtos entre as populações não vacinadas em países como Malásia, Portugal, Indonésia e Austrália.

A Delta também é a variante dominante nos Estados Unidos neste momento. Apesar de que as infecções naquele país atingiram seus níveis mais baixos desde o início da pandemia, neste momento, os dados indicam um aumento delas. Mas as hospitalizações e mortes relacionadas ao vírus continuaram em queda, o que se deve em parte às altas taxas de vacinação: 48% dos americanos estão totalmente vacinados e 55% receberam pelo menos uma dose.

A variante Delta do coronavírus pode escapar de anticorpos que têm como alvo certas partes do vírus, segundo publicado em um novo estudo na revista Nature em 8 de julho de 2021. Os resultados fornecem uma explicação para a eficácia diminuída das vacinas contra a Delta, em comparação com outras variantes.

As amostras de soro obtidas de indivíduos que receberam uma dose das vacinas Pfizer ou AstraZeneca dificilmente inibiram a variante Delta. A administração de duas doses gerou uma resposta neutralizante em 95% dos indivíduos, com títulos 3 a 5 vezes menores contra Delta do que Alfa. Assim, a propagação da variante Delta está associada a uma falha de geração de anticorpos que visam determinantes antogênicos (chamados epítopos) não RBD e RBD Spike. Um domínio receptor-obrigatório (RBD) é um fragmento imunogenético curto de um vírus que ligue a uma sequência endógena específica do receptor para possibilitar a entrada no hospedeiro.

Isso sugere que a variante Delta pode evitar parcialmente a ativação do sistema imunológico - embora em menor grau que o Beta, a variante identificada pela primeira vez na África do Sul.

Fonte: Nature (2021). DOI: 10.1038/s41586-021-03777-9.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários