Notícias de saúde

Vape pode ser eficaz para ajudar fumantes a parar de fumar

26 de janeiro de 2026 (Bibliomed). O uso de cigarros eletrônicos pode ser mais eficaz do que as terapias tradicionais de reposição de nicotina para ajudar as pessoas a parar de fumar, sugere estudo realizado na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. As taxas de abstinência de tabaco em seis meses foram três vezes maiores entre pessoas que usavam dispositivos de cigarros eletrônicos com nicotina aromatizada, em comparação com aquelas que receberam goma de mascar ou pastilhas de nicotina.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram mais de 1.000 australianos que recebiam assistência governamental e os designaram aleatoriamente para usar cigarros eletrônicos ou terapia de reposição de nicotina. Todos estavam interessados em tentar parar de fumar. O grupo que utilizou cigarros eletrônicos recebeu um suprimento de oito semanas de líquido para vape nos sabores tabaco, mentol ou frutas, enquanto o grupo de reposição de nicotina optou por um suprimento de oito semanas de goma de mascar ou pastilhas. Segundo os pesquisadores, todos os participantes também receberam mensagens de texto automatizadas durante cinco semanas, que ofereciam suporte comportamental para sua tentativa de parar de fumar.

Após seis meses, mais de 28% das pessoas no grupo que usou cigarros eletrônicos permaneceram sem fumar, em comparação com pouco menos de 10% daquelas no grupo que usou goma de mascar ou pastilhas de nicotina.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/ANNALS-24-03531.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários