Notícias de saúde

COVID-19 pode causar lesões em órgãos a longo prazo

17 de maio de 2021 (Bibliomed). Lesões de órgãos a longo prazo parecem ser comuns em pacientes hospitalizados com COVID-19 depois que eles se recuperaram e receberam alta. Segundo estudos, o COVID-19 parece ser capaz de afetar outros órgãos, incluindo coração, rins e fígado. No entanto, o padrão geral de longo prazo de dano a órgãos nesses pacientes ainda não estava claro.

Para sanar tal lacuna, uma equipe de pesquisadores da University College London, no Reino Unido, avaliou danos a órgãos em mais de 47.700 pacientes COVID-19, com idade média de 65 anos, que foram hospitalizados na Inglaterra e receberam alta antes de setembro do ano passado.

Os pesquisadores acompanharam as taxas de readmissão hospitalar entre os pacientes com COVID-19 e o grupo de controle, bem como as mortes por qualquer causa. Eles também rastrearam novos diagnósticos de doenças respiratórias, cardiovasculares, metabólicas, renais e hepáticas em ambos os grupos até o final de setembro de 2020.

Ao longo de um acompanhamento médio de 140 dias, quase um terço dos pacientes com COVID-19 foram readmitidos no hospital e mais de um em cada 10 morreram após a alta. No geral, as taxas de pacientes com COVID-19 de 766 readmissões e 320 mortes por 1.000 pessoas-ano foram quatro e oito vezes maiores, respectivamente, do que as observadas no grupo de controle.

Os pesquisadores também descobriram que as taxas de pacientes com COVID-19 de novos diagnósticos de doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e diabetes foram 27, 3 e 1,5 vezes maiores, respectivamente, do que as observadas no grupo de controle.

A idade parecia ser importante: as diferenças nas taxas de danos aos órgãos entre os pacientes com COVID-19 e o grupo de controle eram maiores entre pessoas com menos de 70 anos em comparação com pessoas com 70 anos ou mais.

Quanto à raça, os pacientes de grupos étnicos minoritários corriam mais risco do que os brancos, com as maiores diferenças observadas nas doenças respiratórias. Homens e mulheres pareciam mais ou menos semelhantes em termos de taxas de danos a órgãos a longo prazo após COVID-19.

Todos os resultados do estudo sugerem que hospitais e sistemas de saúde podem ter que lidar com uma carga substancial de longo prazo de doenças relacionadas ao COVID-19. Os autores do estudo acreditam que a pesquisa é urgentemente necessária "para compreender os fatores de risco para a síndrome pós-COVID-19, para que o tratamento possa ser direcionado melhor às populações de risco demográfica e clinicamente".

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.n693.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários